DICAS
Acesse os links abaixo para tirar suas dúvidas

 

Gerenciamento de Cores

Para Trabalhar com arquivos para impressão em Off-set, e ter uma visualização mais próxima da Impressão CMYK, a configuração correta do sistema simplificado de gerenciamento de cores do Corel Draw trará um melhor controle nas cores de suas artes-finais, e menos problemas na impressão de seus produtos. Com o Corel Draw aberto siga os passos abaixo:

1. Clique no menu Ferramentas na barra de menus e no item Gerenciamento de cor;
2. Na janela que abrirá clique nas setas para que as mesmas fiquem como na figura;

Este padrão define a calibração de cores na seguinte seqüência: do Scanner para o RGB interno, do RGB interno para a Impressão off-set, da Impressão Off-set para a impressora de provas e por fim da Impressora de provas para o Monitor. Selecione os perfis do scanner e a impressora de provas que você possui caso saiba, caso não, mantenha os perfis genéricos. Não esqueça de sempre converter suas cores ou imagens finais em CMYK, os arquivos recebidos em RGB serão convertidos automaticamente em CMYK.

Topo

Margens

Para que seus impressos não sofra nenhuma avaria no corte siga os padrões de margens especificadas abaixo. Para cartões de visitas, postais e imãs de geladeira o conteúdo do seu material deve ficar no mínimo a 3,0mm da extremidade da página ou até a margem de segurança, como na figura:

Topo

Fontes

Não esqueça de sempre converter as cores das fontes em CMYK, os arquivos em RGB serão convertidos automaticamente em CMYK. Textos com cores claras sobre fundo escuro (vazados) deverá ter o corpo BOLD (negrito), com tamanho mínimo superior a 7 (sete) pontos, e sem serifa, pois traços finos, perderão definição.

Textos pequenos com preenchimentos com cores que apresentam misturas em sua composição poderão perder a definição. Nunca utilize preto 4 cores (C:100 M: 100 Y: 100 K: 100) para textos, independente do tamanho, pois poderá apresentar pequenas variações de registro não configurando erro de impressão.

Topo

Azul

A composição padrão para azul marinho no Corel Draw é C: 100 M: 100 Y: 0 K: 0, o que resulta em uma tonalidade roxa em seu impresso. Caso queira um azul Royal utilize a seguinte composição: C: 100 M: 90 Y 0 e K:20

Topo

Efeitos Especiais

Todos os objetivos com texturas, efeitos de sombreamentos, lentes, transparência, powerclip, sombreamentos, objetos importados, etc., deverão ser agrupados com o fundo do cartão e convertidos em um único Bitmap, CMYK, 300 dpi, sem transparência. É muito importante observar esse item, pois imagens com fundo transparente provocam problemas na impressão, bem como texturas ou lentes que são tratadas como RGB, apresentando diferenças de cores na impressão.

Cuidados com degradês
Calce a cor preta quando utilizá-la em um degradê.

Topo

Antes de Enviar

1) Segui todas as orientações desse site;
2) Está dentro dos padrões DM2JR;
3) Todas as fontes foram revertidas em curvas;
4) Os preenchimentos estão em CMYK;
5) Os contornos estão em CMYK;
6) As imagens bitmap estão em CMYK;
7) Todos os efeitos foram separados , agrupados com o fundo e convertido em bitmap CMYK.
8) Os preenchimentos com textura fora convertidas em bip CMYK.

Quando utilizar Corel Draw solicite informações sobre seu documento.
Clique com o botão direito na área de trabalho e secione a opção “Informações de documento...”

Topo

__________________________________________________________________________________________________

Rua General Osório, 89 - São Domingos - Niterói - RJ - Tel.: (21) 2613-6494
_________________________________________________________________________________________________